Meio ambiente

MEIO AMBIENTE: Niterói tem novo coordenador de preservação de áreas verdes

MEIO AMBIENTE – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, nomeou, na tarde de hoje (21/6), o coronel Wilton Ribeiro como coordenador do Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado e Preservação das Áreas Verdes. Wilton Ribeiro substitui o coronel Gilson Chagas, que assumiu a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). O Grupo é responsável por prevenir e controlar o crescimento urbano em áreas verdes e em áreas de risco.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Urbanismo e Mobilidade, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Executiva, Assistência Social e Direitos Humanos, Habitação, Participação Social, Ordem Pública, além da Defesa Civil, Vice-Prefeitura e Procuradoria Geral do Município.

“O coronel Wilton é um niteroiense e, como todos nós, apaixonado pela cidade, além de ter formação em cursos na área de meio ambiente e de engenharia civil. Seu perfil se harmoniza com os objetivos desse Grupo Executivo e eu tenho certeza de que ele vai consolidar e aperfeiçoar o trabalho iniciado pelo secretário Gilson Chagas”, explicou Rodrigo Neves, destacando que o grupo é a primeira experiência de um trabalho integrado entre áreas tão importantes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro:

“Temos o objetivo de evitar a ocupação desordenada de encostas e áreas verdes e, ao mesmo tempo, construir alternativas de inclusão social e de oferta de habitação de interesse social para a população. Essas duas estratégias são necessárias para evitar a ocupação de áreas de encostas, evitar a degradação ambiental e preservar Niterói para as atuais e futuras gerações”, completou o chefe do Executivo.

Desde 2013 a Prefeitura de Niterói está investindo em ações estratégicas na área, como a implantação de pluviômetros, estações meteorológicas, sistemas de alerta e sirenes, obras de contenção de encostas e plantio de 45 mil mudas em áreas de contenção e de risco.

Também se destacam a modernização e reestruturação completa da Defesa Civil, com a criação de um centro operacional, aquisição de equipamentos, viaturas, contratação de pessoal, além da realização do primeiro cadastro multifinalitário e levantamento aerofotográfico da cidade, com investimento de R$ 5 milhões, por meio de um convênio firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“É um grande desafio e uma honra atender à convocação do prefeito para trabalhar em uma área tão sensível e importante para a cidade. Vamos trabalhar estritamente de acordo com a lei para que os cidadãos de Niterói possam ter segurança e qualidade de vida onde escolham morar”, destacou o coronel Wilton, que foi comandante-geral da Polícia Militar no Estado do Rio de Janeiro de 2000 a 2002.

Na próxima quinta-feira (23/6), será realizado o reflorestamento de uma encosta no Morro do Palácio, onde, a partir da ação do Grupo Executivo, foi evitada a expansão da ocupação irregular.

Habitação

Outra vertente importante do trabalho da Prefeitura é a oferta de habitação de interesse social para dar alternativas de moradias para as pessoas que moram em áreas de risco. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, nos últimos meses foram reassentadas mais de 300 famílias através de diálogo, acompanhamento social e oferta de habitações de interesse social.

Na sexta-feira (24/6), serão entregues 140 unidades habitacionais de interesse social no condomínio Residencial Parque Açu, no bairro do Caramujo, Zona Norte da cidade. O empreendimento também inclui o Parque Araxá, que terá 220 apartamentos, e o Parque Abaré, que terá 240. No total, estão sendo construídas 5 mil unidades de habitação de interesse social em Niterói.

Foto: Alexandre Vieira

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top