Cultura

CULTURA: Tem infantil e música no arte na rua desta semana

CULTURA: Tem infantil e música no arte na rua desta semana

CULTURA – O projeto Arte na Rua abre mais uma semana com programação variada e gratuita, de 21 a 26 de junho. Promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o projeto leva atrações culturais para espaços públicos composto por uma série de eventos gratuitos das mais diversas linguagens artísticas, levando os artistas para próximo do seu público.

A programação da semana tem o show “Todo In Canto do Rio”, do cantor Marcos Catarina, acompanhado por músicos convidados, na terça, em Icaraí; a peça infantil “O Dia em que o dia virou noite”, do projeto Grama, no sábado, no Largo do Marrão; e, fechando a semana, “Histórias: Sonhar-se Mundo”, domingo, no Horto do Fonseca.

Abrindo a semana, na terça, 21, às 18h, o cantor Marcos Catarina, acompanhado por músicos convidados, apresenta o show “Todo In Canto do Rio”. A apresentação acontece na esquina da Moreira César com Pereira da Silva. Com uma sonoridade intimista, o artista busca mesclar, entre diferentes gêneros da música popular brasileira, fusões sonoras que passeiam pela música popular brasileira (dos regionalismos da canção mineira às influencias da música pop), com fortes referencias nos ritmos de matrizes africanas e nas abordagens litero-musicais versadas na canção popular urbana e seus hibridismos.

Marcos Catarina é cantautor mineiro, desde a adolescência busca se expressar através do cancioneiro popular, pela forte influencia do pai e dos irmãos que também são cantores e compositores. Marcos estudou música na Bituca Universidade de Música Popular Brasileira, com mestres como: Yan Guest, Babaya e Gilvan de Oliveira. Apresentou-se em vários teatros de Belo Horizonte, como Cine Brasil, Palácio das Artes. Apresentou-se em espetáculos do grupo Ponto de Partida, em shows de Vander lee, Dona Jandira entre outros. Nos últimos anos tem se apresentado nos palcos dos principais Festivais da Canção do Brasil, tendo sido premiado melhor intérprete no Festibar, 4° colocado no Festival de Pedro Leopoldo, 2° lugar Festival de Conceição do Mato Dentro, 3° Lugar no Cantalão em Catalão e 1° Lugar no Festival da Canção de Alvinópolis, 1° lugar no Festival de Grão Mogol 2015, Festival de arte negra. Apresentou-se em países da Europa como França e Bélgica, além de Peru e Chile na América latina.

Em 2011, estreou o espetáculo Mineiridade Griot, apresentando músicas do cancioneiro afro mineiro, acompanhado pelo grupo de samba Bandolerê. Apresentou-se no Projeto 12h30min da UFMG, Na feira de artesanato da UFMG, no Projeto Acústica Gente nos Centros Culturais e teatros da cidade de Belo Horizonte. Participou do CD Sambarroco de Vander Lee, tem suas músicas registradas em diversos CDS de festivais de música. Em 2015 lançou o álbum “Entre canções”, com canções que se caracterizam pela linguagem afro brasileira e seus hibridismos. Neste ano, 2016, Marcos Catarina prepara as canções para seu próximo álbum “Depois do fim da canção”.

No sábado, dia 25, às 11h, a praça do Largo do Marrão recebe a peça infantil O Dia em que o dia virou noite, do projeto Grama. O programa é de parceria da Artecorpo Teatro e Cia com a Secretaria de Cultura/FAN.

O espetáculo se passa em um dia onde o sol desaparece do céu e deixa o Planeta Terra em completa escuridão. Por muito tempo, todos tiveram que viver somente na noite. Mistérios e lendas se escondiam por trás dessa curiosa história e ninguém conseguia entender o que realmente tinha acontecido. Entretanto, a curiosidade e coragem de Ana Luz fez com que o rumo dessa história mudasse. Trilhando difíceis caminhos e enfrentando diversos desafios, Ana decide se arriscar e passa a buscar não apenas uma resposta, mas uma solução para fazer o sol brilhar novamente.

No domingo, 26, às 11h, o Horto do Fonseca convida para o infantil Histórias: Sonhar-se Mundo.

Serviço

Todo In Canto do Rio – Marcos Catarina
Data: Terça, 21 de junho de 2016
Horário: 18h
Local: Moreira Cesar com Pereira da Silva

Projeto Grama – O dia em que o dia virou noite
Data: Sábado, 25 de junho de 2016
Horário: 11h
Local: Praça do Largo do Marrão

Histórias: Sonhar-se Mundo
Data: Domingo, 26 de junho de 2016
Horário: 11h
Local: Horto do Fonseca