Cultura

CULTURA: TEATRO MUNICIPAL, "O Morcego", de Johann Strauss II até amanhã

CULTURA: TEATRO MUNICIPAL, "O Morcego", de Johann Strauss II até amanhã

CULTURA – Como parte do projeto Ópera de Inverno, o Teatro Municipal de Niterói abre suas portas para receber a opereta cômica “O Morcego”. Opereta cômica com elementos da farsa, a obra apresenta o conflito de um homem que volta para se vingar de uma humilhação, o tão falado bullying de hoje em dia. As apresentações acontecem de 3 a 5 de junho de 2016. Sexta e sábado às 20h, domingo às 19h. A Direção Geral e Musical fica a cargo de Mirna Rubim. Os ingressos custam R$ 40 (inteira).

Tudo acontece numa pequena cidade próxima a Viena, onde dois amigos, Eisenstein e Dr. Falke, visitam um animado baile de máscaras. Nessa festa, ambos bebem muito e, como consequência, no caminho para casa, Falke cai de sono no meio da praça municipal da cidade, e fica lá dormindo, enquanto Eisenstein decide deixá-lo e voltar para casa.

O pior de tudo é que ele estava fantasiado de morcego e, ao amanhecer, foi surpreendido pela vizinhança, que ao se deparar com ele naquela situação humilhante, fez chacota de sua cara. Diante dessa situação, Falke, o humilhado, se vinga de Eisenstein durante um Réveillon no palácio do príncipe russo Orlofsky. Com a colaboração indireta de todo o elenco, Eisenstein é desmascarado e tudo volta ao normal. A esposa Rosalinde o perdoa por tê-la enganado, a criada Adele consegue um contrato como atriz, Falke se sente vingado, Alfredo o suposto amante de Rosalinde segue seu caminho. E toda a farsa se resolve.

“O Morcego” é dividida em três atos e estreou em Viena no dia 5 de abril de 1874. A obra-prima de Johann Strauss II recebeu muitos elogios pela música, mas precisou do sucesso no exterior para ser reconhecida no próprio país. Com esta opereta, o autor atingiu o apogeu de seu trabalho. Compunha um sucesso novo praticamente a cada semana, fosse valsa, mazurca ou polca. O rei da valsa e mestre do compasso ternário foi um astro da música na segunda metade do século 19. A partir de O morcego, Strauss II passou a ser tanto compositor e regente dos animados bailes vienenses, quanto autor de inúmeras operetas de sucesso nos teatros da cidade.

Ficha técnica

Compositor Johann Strauss II
Libreto Carl Hafner e Richard Genée (a partir da comédia Le Réveillon, de Henry Meilhac e Ludovic Halevy)
Tradução e Adaptação Thiago Mori
Adaptação Mauricio De Bonis
Copista Felipe Fonseca
Revisão Menelick de Carvalho e Mirna Rubim
Direção Geral e Musical Mirna Rubim
Direção Cênica Menelick de Carvalho
Produção Executiva Rodrigo Rodrigues e Sophia Dornellas
Pianista Catherine Henriques
Assistentes de Produção Gabriel Querino e Gabriela Tavares
Coordenadora de projetos Ana Luisa Leite
Cenários Menelick de Carvalho e Mirna Rubim
Figurinos Luiza Repsold
Iluminação Tadeu Freire, Weslley Maia e Davi Mendes
Sonorização João Filho
Assessoria de Imprensa Matheus Vieira
Designer Gráfico Cintia Graton
Realização e produção Estúdio VOCE Ltda. e Nova Arte Produções

Serviço

Opereta “O Morcego”, de Johann Strauss II
Data: 3 a 5 de junho de 2016
Horário: Sexta e sábado às 20h; domingo às 19h
Ingresso: R$ 40 (inteira) – Compre no ingressofacil.com
Duração: 2h30
Classificação etária: 12 anos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2621-5050