Cultura

CULTURA: Teatro Municipal, De conversa em conversa com Francis e Olivia Hime

CULTURA – Dando sequência ao projeto “De conversa em conversa – grandes nomes da MPB falam de sua obra”, o Teatro Municipal de Niterói recebe na quarta-feira, 18 de maio de 2016, às 19h, Francis e Olivia Hime, cantores e compositores com reconhecida trajetória na música popular brasileira. Casados há mais de 45 anos, Francis e Olivia prometem emocionar a plateia contando histórias embaladas em sucessos de suas carreiras. Os ingressos custam R$ 10 reais (inteira).

O projeto consiste na realização de dez eventos que têm como objetivo principal levar ao público a arte e o pensamento de nomes representativos da música popular brasileira. A mediação da conversa musical fica a cargo de Júlio Diniz, pesquisador, ensaísta e professor universitário.

 

Francis Hime

Compositor, cantor, pianista, arranjador e maestro, Francis Hime é uma orquestra. Representante de umas das grandes gerações de compositores surgida no Brasil depois de Noel Rosa, Ary Barroso, Lamartine Babo, Braguinha, Ismael Silva e tantos outros, Francis assumiu o papel de um dos principais protagonistas da música popular brasileira a partir da primeira metade dos anos 60.

Estudou piano desde os seis anos de idade, no Conservatório Brasileiro de Música e em 1963, começou a sua parceria com Vinicius de Moraes. O artista também trabalhou em composições que receberam interpretações de cantores como Elis Regina, Chico Buarque e Roberto Carlos, além de ter participado de diversos festivais de música e composto trilhas para o cinema e para o teatro ao longo de sua carreira.

Conhecido como um dos mais talentosos compositores do Brasil, Francis é especialmente dotado por uma versatilidade em compor sobre vários ritmos, escrevendo sambas, frevos, modinhas, calangos, choros, etc, tendo mais de 20 trabalhos lançados no mercado fonográfico.

1975_flyer

Olivia Hime

Olivia Hime começou sua carreira cantando ao lado de Miúcha e Telma Costa, apresentando-se num show de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Casada com seu parceiro de palco neste show, ela temia não ser aceita como cantora, pois esbarrava no rótulo de ser “a mulher do Francis” ou por ser amiga de nomes importantes da MPB, como Chico Buarque e Tom Jobim. Tendo produzido, primeiramente, o álbum “Passaredo”, de Francis, participado de alguns shows dele ou cantando timidamente em faixas de seus discos, aos poucos, Olivia foi ocupando seu própio espaço como artista.

O primeiro LP produzido por Dori Caymmi tinha cinco composições de Olivia, em parceria com Francis. Mais que simplesmente uma cantora, Olivia vem desenvolvendo trabalhos originais, sempre procurando não ser associada a um só estilo de música. Entre os discos de carreira, gravou “A Música em Pessoa”, musicando os poemas de Fernando Pessoa. Em 1987, foi a vez de homenagear Manuel Bandeira. Em 1998, depois de seis anos de pesquisa em cima da obra de Chiquinha Gonzaga, Olivia lançou “Serenata de uma Mulher — Olivia Hime Canta Chiquinha Gonzaga”. Nos últimos anos, vem atuando como produtora e cantora, ao lado de Francis e de nomes como Chico Buarque, Carlos Lyra e Edu Lobo.

Serviço

Projeto “De conversa em conversa” com Francis e Olivia Hime
Data: Quarta-feira, 18 de maio de 2016
Horário: 19h
Ingresso: R$ 10,00
Classificação etária: Livre
Duração: 120 minutos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2621-5050

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top