Opinião

CONCURSO PÚBLICO: 2016 um ano próspero para os concursos públicos

CONCURSO PÚBLICO: 2016 um ano próspero para os concursos públicos

CONCURSO PÚBLICO – Desde os rumos da crise econômica venho respondendo várias mensagens de alunos e alunas sobre a possibilidade de suspensão dos concursos públicos. Em tempos de crise, muitos ficam com medo de investir pesado no sonho da carreira pública.  Por todos os motivos que cercam as decisões pessoais, a dúvida é cruel: arrisco ou não arrisco?

Indo bem direto ao assunto, 2016 está contrariando todas as previsões pessimistas. Vários concursos esperados à muito tempo saíram ou já foram confirmados para este ano. Como exemplo, podemos lembrar o concurso em andamento para o quadro de servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o concurso já confirmado para vários cargos do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.

Com mais de 10 anos de experiência nesse mercado de concurso, posso falar que já vi de tudo. Mesmo reconhecendo que a situação econômica atualmente não é das melhores, devo lembrar que os concursos públicos podem até diminuir, mas parar nunca. Todos os dias as vacâncias ocorrem para que sejam chamados novos servidores para preencher os cargos vagos. Sem querer alimentar falsas esperanças, mas todos os dias servidores da ativa morrem, aposentam, são demitidos, exonerados etc.

Por fim, fica a dica: planeje seus estudos e sua vida, estabeleça metas e cerque-se dos melhores materiais e profissionais, pois, em breve o edital será publicado.

Prof. Luís Eduardo de Jesus